Tabela Resumo
ON-PAGE SEO
Quais os factores?
Os factores de ranqueamentoSEO On-Page são os seguintes:
- Url
- Meta Title & Meta Description
- Headings H1 e Headings H2 (ao longo do artigo)
- Conteúdo (que deve conter a keyword alvo e palavras semanticamente relacionadas com a keyword alvo)
- Anchor text
- Internal Links
- External Links
- Imagens – nome da imagem e Alt Text da imagem
Url
A keyword alvo deve estar contida no url da página ou artigo. Por exemplo no caso deste artigo o seu url contem “on-page-seo”
Meta-Title & Meta-Description
Aqui estamos a tentar agradar a duas entidades. Uma delas é a google, a outra é o utilizador. Será importante incorporar a keyword algumas vezes neste título e nesta descrição. (Estamos a falar do título e descrição que aparece em cada entrada nos resultados de pesquisa do google).
Headings H1 e Headings H2
Os headings ao longo da página são fulcrais para organizarmos o conteúdo, tornando-o mais fácil de digerir para o visitante.
Estes headings também são um local que os robots de crawling da google (e outros motores de busca) observam com especial atenção. Logo ter aqui a keyword é sempre bem pensado.
Conteúdo
Devemos verificar a competição. Você tem que escrever mais conteúdo do que a pessoa que já está em primeiro para uma determinada keyword.
Podemos conferir os primeiros da competição para saber quantas vezes devemos colocar a keyword ao longo do conteúdo.
Texto Âncora
O texto âncora são as letras em geral azuis e sublinhadas que aparecem quando nós inserimos um link em alguma palavra ou frase. Também aparece dentro dos botões.
O texto âncora deve conter a keyword sempre que possível.
Links Internos
Ao linkarmos internamente a página em questão com outras páginas do nosso site facilitamos o processo de rastreamento do google ao nosso site.
Para além disso obviamente que permitimos que o utilizador, ao saltar de página em página, passe mais tempo no nosso site (o que é um sinal de Seo forte para a Google).
Links Externos
Apenas devemos colocar aqui links para páginas de sites que sejam de valor para o visitante que está no nosso site.
Tanto maior a autoridade do site para o qual linkamos, tanto melhor.
Imagens
Aqui mais uma vez, ter a keyword no nome de ficheiro da imagem será útil.
No Alt Text da imagem também puderemos colocar a keyword ao mesmo tempo que descrevemos o conteúdo da imagem.
Esta é uma maneira bastante interessante de termos as nossa imagens imagens na google.
Se notarmos que temos muitas imagens no nosso site com nomes bizarros como p. ex: 1234984yt.jpeg , devemos recarregá-las com um nome próprio que faça sentido para a keyword em questão.