Apesar de sabermos das estatísticas impressivas sobre o uso de smartphones/tablets e outros gadjets nos dias de hoje, muitas empresas ainda não apresentam aos visitantes um website responsivo adaptável para vários tipos ecrãs/viewports, deixando de lado as vantagens de um website responsivo.
Fazer um website especial só para smartphones/tablets já há muitos anos deixou de ser solução para este tipo de problema de falta de responsividade, para não falar que iria acarretar custos adicionais de manutenção.
Acredito, que depois de ler este artigo, vai ter uma sólida compreensão sobre a importância deste assunto.
1 – Melhor experiência do utilizador (UX)
Uma user experience (UX) positiva é fundamental para o seu sucesso na internet. Para que esta ocorra tanto em computadores como em outros ecrãs de diferentes tamanhos, será imprescindível que o website seja responsivo e funcional em todo tipo de dispositivos.
Webdesign responsivo, consiste em fazer websites adptarem-se ao viewport dos visitantes. O viewport corresponde à área de ecrã que os utilizadores têm disponível nos seus aparelhos para mostrar o website.
O objectivo aqui é que o site carregue rápido e sem problemas. O utilizador não deve sentir necessidade de fazer zoom no ecrã do telemóvel/tablet para usar o website.
Se um utilizador estiver a ver o seu website pela primeira vez num pequeno ecrã e ficar frustado com a experiência, existe uma elevadíssima probabilidade de ele se ir embora imediatamente e ir para outro website, provavelmente para a competição.
Por outro lado se o utilizador tiver uma experiência positiva com o website , este mesmo utilizador terá muito mais probabilidades de ficar, e quem sabe, se tudo estiver bem alinhado na estratégia da sua empresa, tornar-se seu cliente.
Para além dos smartphones e tablets, outros dispositivos existem com capacidade de apresentar websites como é o caso de televisões, mesas digitais, relógios, etc…
2 – Melhor SEO ranking
Webdesign responsivo é um fator essencial para que o seu website possa aparecer numa boa posição nos resultados nas pesquisas nos motores de busca.
Ter um website responsivo deixou de ser um bonus. Pelo contrário, é antes claramente uma necessidade, a qual pode ter um impacto decisivo no crescimento do seu negócio.
Resumindo: um website responsivo é um website cuja arquitectura é desenhada para se adaptar às dimensões de ecrã do aparelho do visitante.
3 – Mais fácil e barata manutenção
Um website com um layout responsivo muitas vezes torna desnecessário a criação de aplicações móveis, o que iria aumentar as despesas.
Esta é mais uma das vantagens da criação de um website responsivo nos dias de hoje.
Um website responsivo torna mais rápida e barata a sua presença na web, permitindo que qualquer alteração surta efeito em qualquer tipo de dispositivo.
É mais fácil efectuar a manutenção de um website responsivo do que tentar ter várias versões para todos os aparelhos existentes no mercado.
Portanto acrescenta-lhe mais tempo, e dinheiro, que pode investir em outras áreas importantes do seu negócio.