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Copywriter: Porquê contratar um?

Quer vender um produto online? Elevar o apetite do cliente pelo seu serviço? Deseja que o seu conteúdo seja totalmente consumido, gerando likes, partilhas, leads,  vendas ou seguidores leais? Pretende manter a sua lista de e-mail fiel a si? Com estatísticas de abertura e clicks altos? Livre de bounce rates ou unsubscribes perigosos?

Bem, se não conhece o termo copywriting, ele encompassa tudo isso, e mais.

No mundo digital, o copywriter é o sujeito que alimenta as necessidades do seu mercado-alvo com objetivo de vender.

O quê? Huh? Podes ser mais específico?

Posso! Mas primeiro permita-me contar-lhe sobre o propósito do copywriter.

Ora, com o romper do mundo digital, o copywriter deixou de ser visto apenas como o sujeito responsável pela escrita de anúncios, catálogos ou folhetos- e passou a desempenhar um papel ainda mais ativo (e criativo) no que envolve o relacionamento entre o consumidor e as empresas.

Para todos os efeitos, o copywriter é aquele escritor que leva os leitores a seguirem uma ação específica. Seja esta um telefonema, a compra de um produto ou o registo para a comparência num evento.

Porque ao contrário da escrita jornalística onde o principal objectivo é informar o consumidor- o copywriter tem como objetivo fortalecer o relacionamento entre os consumidores e as empresas para que estas gerem receita.

E quer saber o mais interessante?

Da mesma forma que o consumidor e as estratégias de marketing vão evoluindo – o copywriter também o faz através do conhecimento que vai obtendo das indústrias onde opera, estando sempre a par das metodologias de marketing mais recentes e eficazes no mercado. Mas mais importante ainda, o copywriter adapta-se às alterações e fases de consciência do consumidor – atingindo mais facilmente os pontos de ‘pressão’ que levam muitos de nós a desejar x produto ou serviço mesmo quando não se trata da opção mais lógica.

O Copywriter Moderno.

Sem ser pudico, posso dizer com plena certeza que a escrita de um copywriter está presente em todo o lado – sim, faz parte de uma indústria de 3 trilhões de euros no mundo inteiro.

Marcas como a Apple, Walmart, Volkswagen, Rolls Royce… todas estas utilizam um copywriter ou uma equipa de copywriters para gerar receita.

Sabe os anúncios televisivos? Os guiões são escritos por copywriters!

Hoje em dia um copywriter é crucial para qualquer empresa- mesmo uma organização sem fins lucrativos. Pois o copywriter tem o poder de persuasão que leva audiências a contribuir para uma causa.

Dito isto, o copywriter de hoje poderá não ser o copywriter de amanhã.

Pois hoje, um copywriter encontra-se numa posição em que para além de ter skills fundamentais como pesquisa de mercado, excelente escrita, e o conhecimento de psicologia virada ao consumidor – ele também saberá:

  • Escrever blog-posts e conteúdo mais informativo, visando a obter likes e partilhas na web;
  • Aplicar as melhores práticas de SEO, incluindo pesquisa de palavras-chave para ajudar um website a classificar-se melhor nos motores de busca;
  • Sobre HTML e as melhores práticas para aplicar para fins de SEO;
  • Sobre Design e como utilizar wireframes para apresentar uma representação gráfica do seu conteúdo num formato apelativo, incluindo utilizar o Canvas para complementar esse mesmo conteúdo;
  • Email Marketing ao ponto de manter uma lista saudável, e com um nível de interacção alto, para que seja atingida máxima conversão;
  • Marketing a nível das Redes Sociais, de forma a nutrir e conseguir criar uma ligação mais próxima do mercado-alvo, vender produtos e criar campanhas.

Adicionalmente, e isto para simplificar, poderá ver um copywriter a trabalhar em:

  • Blog posts – White paper
  • Emails – Comunicados de imprensa
  • E-books – Newsletters
  • Posts nas redes sociais – Ads: Facebook, Twitter, Google
  • Estudos caso Ads, Instagram etc
  • Revisões de produtos – Planos de negócios
  • Páginas de vendas – Websites
  • Opt-in forms –  Descrições de produtos

Tanta coisa! Mas a verdade é que nem todos os copywriters trabalham com todos estes meios. É o custo da especialização.

Encontrará copywriters especialistas em Email Marketing, outros especialistas em Facebook Advertisement, outros que prefiram e sejam mais talentosos a criar conteúdo no formato de artigos e blog posts – e também encontrará copywriters que sejam experientes em várias frentes.

É importante que encontre aquele que seja o ideal para o seu negócio.

Um copywriter que tenha experiência na indústria onde você se insere. Ou que no mínimo esteja afim de fazer a pesquisa necessária para se tornar conhecedor do seu produto e do mercado-alvo em si.

Independentemente da sua escolha, um bom copywriter ajudá-lo-á a dar um passo enorme na qualidade da interação com os seus consumidores.

E quando isso acontece = vendas.

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